Sobre São Leopoldo

Cidade de São Leopoldo

São Leopoldo é um município da Microrregião de Porto Alegre, na Mesorregião Metropolitana de Porto Alegre, no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil.

História

Antes da chegada dos primeiros europeus à região, no século XVI, a mesma era habitada por índios carijós. Foi povoada por açorianos. Era um vilarejo conhecido como Feitoria do Linho-cânhamo quando chegaram os primeiros 39 imigrantes alemães à região, em 25 de julho de 1824, enviados pelo imperador brasileiro dom Pedro I para povoá-la. A a desativada Real Feitoria do Linho Cânhamo fora um estabelecimento agrícola do governo onde eram produzidas cordas, mas que não dera muitos resultados, tendo falido, entre outros motivos, devido à corrupção dos administradores.

Essa feitoria localizava-se à margem esquerda do Rio dos Sinos. A data de 25 de julho de 1824 passou a ser considerada a data de fundação da cidade de São Leopoldo. Instalados na feitoria até que recebessem seus lotes coloniais, este núcleo foi batizado "Colônia Alemã de São Leopoldo" em homenagem à Imperatriz Leopoldina, a esposa austríaca de dom Pedro I. Nesta época, era então governador do estado o Visconde de São Leopoldo.

Durante a Revolução Farroupilha, a colônia ficou dividida entre os imperialistas liderados por Daniel Hillebrand e os revolucionários liderados por Hermann von Salisch. Nesta época a colônia prestou suporte à Porto Alegre sitiada provendo a cidade com suprimentos transportados em barcas pelo rio dos Sinos.

A colônia se estendia por mais de mil quilômetros quadrados, indo em direção sul-norte de Esteio (hoje) até o Campo dos Bugres (Caxias do Sul, hoje). Em direção leste-oeste de Taquara (hoje) até o Porto dos Guimarães, no Rio Caí (São Sebastião do Caí, hoje). Aos poucos, novas levas de imigrantes ocuparam os vales dos rios dos Sinos, Cadeia e Caí, lançando o progresso através da dedicação ao trabalho, o que ensejou que a colônia alemã se emancipasse de Porto Alegre já em 1º de Abril de 1846, apenas 22 anos depois de fundada.

Concorreu, para este fato, serem os alemães, além de Landmänner (agricultores), também Handwerker (artesãos). Daí, uma variada produção que acabou sendo o embrião industrial do Vale do Rio dos Sinos. É em homenagem a esses imigrantes que o dia 25 de julho é feriado municipal. Em 1865, a colônia recebeu a visita do imperador brasileiro dom Pedro II. Em 1874, foi inaugurada a estrada de ferro ligando a cidade a Porto Alegre, facilitando o escoamento dos produtos da colônia.

Em diversos pontos da sua grande área do passado, surgiram núcleos de desenvolvimento que posteriormente emanciparam-se, tornando-se prósperas cidades atualmente. Ao todo, foram oito novas cidades geradas. O município de São Leopoldo, portanto, deu origem a toda a região atualmente denominada "Vale do Rio dos Sinos".

Economia

O município de São Leopoldo está situado entre os dez mais expressivos no produto interno bruto do Rio Grande do Sul, e possui um diversificado parque industrial globalizado, além de expressivo setor comercial e de serviços. Há diversas líderes mundiais multinacionais instaladas na cidade, como as alemãs Stihl, SAP, Ensinger e Gedore. É uma das cem melhores cidades do país para se viver. Situa-se também, na cidade, o maior polo de informática do estado do Rio Grande do Sul, vinculado à Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Cultura

Atualmente, São Leopoldo também é considerada uma cidade universitária, por sediar a Universidade do Vale do Rio dos Sinos e é conhecida principalmente pela sua noite, que conta com inúmeras casas noturnas que atraem público tanto da própria cidade quanto das cidades vizinhas, como Estância Velha, Novo Hamburgo, Portão e Sapucaia do Sul, assim como de Porto Alegre,também conhecida pela sua gastronomia tendo diversos pontos da cidade com ótimas opções de restaurantes e bares por sua notoriedade. Dentro deste contexto, merecem destaque especial a Rua Independência ou Rua Grande, onde se concentram a maioria destas atividades e o centro comercial da cidade.

E no mês de julho a cidade entra em festa para celebrar a imigração alemã e o aniversário da cidade a São Leopoldo Fest que é a maior festa do vale do rio dos sinos recebendo milhares de pessoas e turistas durante o período da festa, com sua gastronomia originaria, diversos shows com artistas e bandas famosas, comércio, artesanatos, parques de diversões, passeios, oficinas, exposições e palestras. E também é a primeira cidade da rota romântica que desperta todos seus encantos e interesses. Na cidade também há diversos museus, teatros, bibliotecas e sociedades. Um fato curioso relatado no livro da organista e concertista internacional Anne Schneider, informa que São Leopoldo é a cidade do Rio Grande do Sul onde se localiza o maior número de órgãos de tubos do estado.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra Rio Grande do Sul criou o Encontra São Leopoldo .

Blog do Guia da Cidade de São Leopoldo

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de São Leopoldo por email
 

Limites - Cidades Vizinhas

Estância Velha, Novo Hamburgo, Portão e Sapucaia do Sul.

Dados Principais sobre São Leopoldo

Aniversário: 25 de julho
Fundação : 1824
Gentílico: leopoldense
Area: 102,313 Km²
População 214 210 hab. (2010)
IDH 0,805 - elevado
Prefeitura São Leopoldo

Brasão de São Leopoldo
Brasão de São Leopoldo

Bandeira de São Leopoldo
Bandeira de São Leopoldo

Vídeo sobre a cidade de São Leopoldo
Veja mais vídeos sobre a Cidade de São Leopoldo

Mapa de São Leopoldo

 

Moradores ilustres de São Leopoldo

 

   

  Sobre o EncontraSãoLeopoldo
Fale com EncontraSãoLeopoldo
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra São Leopoldo no Facebook siga o Encontra São Leopoldo no Twitter


Termos do Serviço | Política de Privacidade