São Leopoldo terá Secretaria de Bem-estar Animal
terça-feira, 5 de fevereiro de 2013O projeto de reestruturação administrativa da Prefeitura Municipal de São Leopoldo, que será encaminhado nos próximos dias ao Legislativo, deverá ter a redução de dez secretarias e uma diminuição de aproximadamente 30% no total de cargos em comissão. Mas terá um acréscimo. O prefeito Moacir da Silva (PSDB) incluirá na reforma a criação da Secretaria de Bem-Estar Animal, a segunda do estado especificamente dedicada a este tema. Até o momento, apenas a capital trata do assunto por meio de uma pasta especÃfica.
“Estamos seguindo uma tendência mundial de tomada de consciência dos seres humanos da nossa responsabilidade de cuidar melhor dos animais”, argumenta o chefe do Executivo leopoldense.
Hoje, a proteção animal na organização da Prefeitura está vinculada à Secretaria da Saúde. O tema vinha sendo tratado pela gestão anterior como de risco à saúde humana e as verbas para o seu atendimento cotejam com outras prioridades relacionadas aos serviços na cidade de São Leopoldo prestados aos seres humanos.
Neste contexto, o canil acaba apresentando deficiências e são precárias as ações de proteção a outros animais, como cavalos e até mesmo a fauna silvestre. Com a nova concepção, o canil estará vinculado a uma secretaria que trata exclusivamente do bem-estar animal, em um ganho de qualidade, porque gerenciado por uma estrutura focada no tema. A nova pasta terá um profissional capacitado para a elaboração de projetos.
“Há recursos inclusive de entidades internacionais disponÃveis para ações de proteção animal, basta o encaminhamento de bons projetos. E nós faremos isto”, observa o prefeito.
O vereador Cláudio Giacomini (PSDB), veterinário com mais de 30 anos de trabalho voluntário em proteção aos animais, defende a proposta.
“Vejo como um avanço importante, que terá resultados melhores se operarmos em parcerias com as entidades que cuidam dos animais, bem como firmando convênios com clÃnicas e universidades”, ressalta o legislador.
Também sublinha a importância de um trabalho integrado à s polÃcias e Ministério Público, para que exista fiscalização e punição a quem maltrata os animais. Porém, destaca a importância da sociedade ajudar, também denunciando quando observar este tipo de má conduta.
Fonte: Viva São Leo