São Leopoldo cria comitê para derrubar o mosquito da dengue
terça-feira, 12 de março de 2013O Município já tem um caso confirmado de dengue, segundo o secretário de Saúde na cidade de São Leopoldo, Ivo Leuck. De janeiro a fevereiro, a Secretaria de Saúde registrou quatro notificações da doença. Destes, o órgão informa que só um caso foi confirmado, considerado importado porque a pessoa foi contaminada no Estado do Mato Grosso. Outro teve resultado negativo e dois ainda são suspeitos, aguardando resultados de exames.
Sapucaia também tem um caso confirmado (importado) e outros seis suspeitos. Na capital, a situação é pior, com 42 casos confirmados da doença, sendo 18 autóctones, contaminados na cidade. Neste cenário e com o aumento de 550% em casos notificados de dengue nesses dois primeiros meses do ano no Estado, a Vigilância em Saúde de São Leopoldo, ligada a Secretaria de Saúde, lança amanhã, às 14h30, o Comitê de Enfrentamento da Dengue.
O objetivo é intensificar as ações para combater o mosquito por meio de uma rede com secretarias municipais, centros de saúde, equipes de vigilância epidemiológica, sanitária e ambiental, Conselho de Saúde, Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores e Hospital Centenário. “O monitoramento diário, porém, já ocorre”, diz Leuck. Neste ano, já foram descobertos focos do mosquito nos bairros Santos Dumont, Rio dos Sinos, Rio Branco, Scharlau e Campina.
Fonte: Jornal VS