Prefeitura de São Leopoldo realiza campanha de vacinação contra HPV
terça-feira, 11 de fevereiro de 2014A campanha de vacinação contra o Papiloma VÃrus Humano (HPV) foi lançada oficialmente nesta segunda-feira (10/02), em São Leopoldo. “Com a inserção da vacina para as meninas o Ãndice de câncer de colo útero vai diminuir consideravelmente”, explicou o prefeito destacando que, como consequência, vai se reduzir também o número de cirurgias agressivas para tratar o câncer”, disse o prefeito Anibal Moacir, durante a cerimônia, realizada na na sala de reuniões do seu gabinete. A campanha segue vacinando moradores da cidade até o final do mês de março. Todas as vacinas são gratuitas.
O HPV é apontado como um dos principais responsáveis pelo câncer de colo de útero, o terceiro tipo mais frequente entre as mulheres. “É a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil”, observou o secretário de Saúde, Júlio Galperim. A vacina contra o vÃrus agora faz parte do calendário nacional de imunizações e será ofertada à s meninas de 11 a 13 anos a partir de 10 de março. Somente nas escolas municipais, a estimativa é de cerca de 3 mil adolescentes nesta idade . A meta é uma cobertura vacinal de no mÃnimo 80%.
Já a vereadora Iara Cardoso, autora do projeto de implantação do Programa Municipal de Vacinação contra o HPV, enfatizou que esta ação será um reforço à campanha nacional de combate ao vÃrus.
Â
HPV
O HPV é um grupo de vÃrus que causa lesões precursoras de câncer, principalmente o câncer de colo de útero. Os tipos virais oncogênicos mais comuns são HPV 16 e 18, responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero, enquanto os HPV 6 e 11 estão associados a até 90% das lesões anogenitais.
A principal forma de transmissão do HPV é por via sexual, que inclui contato oral-genital, genital-genital ou mesmo manual-genital. Estima-se que entre 25% e 50% da população feminina e 50% da população masculina mundial esteja infectada pelo HPV.
O Ministério da Saúde adotou a vacina quadrivalente contra HPV que confere proteção contra HPV de baixo risco (HPV 6 e 11) e de alto risco (HPV 16 e 18). Essa vacina previne infecções pelos tipos virais presentes na vacina e, consequentemente, o câncer do colo do útero e reduz a carga da doença. Tem maior evidência de proteção e indicação para pessoas que nunca tiveram contato com o vÃrus.
Mais notÃcias sobre a São Leopoldo:
- Prefeitura de São Leopoldo realiza Ação Social na Comunidade
- Projeto Hortas Comunitárias é reeditado e aberto a novos participantes em São Leopoldo
- Reunião prepara Campanha do Agasalho 2013 de São Leopoldo
- Prefeitura anuncia São Leopoldo Fest
- Hospital Centenário ganha Biblioteca Itinerante em São Leopoldo