Nigéria busca negócios em São Leopoldo
quinta-feira, 28 de março de 2013A internacionalização bate à porta de São Leopoldo. Depois da Coreia do Sul, que está trazendo investimento e fortalecimento do comércio bilateral foi feito pelo embaixador da Nigéria no Brasil, Vincent Amerib-Okun Okoedion, que participou de uma reunião-almoço para o município – Hyundai e HT Micron –, a Nigéria dá os primeiros passos de prospecção em solo leopoldense.
O aceno para a abertura de negócio ocorreu na Associação Comercial, Industrial e de Serviços na cidade de São Leopoldo (ACIS) com o prefeito Moacir da Silva. Também participaram do encontro, realizado na terça-feira, 26, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Sandro Cassel; a presidente de ACIS-SL, Rosângela Herzer dos Santos; Evaldo Silva Júnior, da Via Marketing Brasil (empresa que representa o Centro de Negócios da Nigéria no Estado do Rio Grande do Sul), e empresários.
Acompanhado da embaixatriz Precious Okoedion, o diplomata fez um breve mapeamento econômico da Nigéria. Segundo ele, os negócios com o Brasil somaram US$ 9,5 bilhões em 2012, sendo que US$ 8 bilhões foram importações feitas pelo Brasil. Desse montante, 25% foram aquisições do Rio Grande do Sul, principalmente petróleo, que também tem nesse país da África Ocidental um importante parceiro comercial. Tanto que o arroz é um dos principais produtos da pauta exportadora gaúcha para lá. “Nossa visita oficial tem o objetivo de fazer uma aproximação com o estado gaúcho e com São Leopoldo com vistas a buscar um equilíbrio na balança comercial”, frisou ele.
DEMANDA
Mesmo com forte vocação econômica nas áreas de óleo e gás, a Nigéria tem alta demanda em outros setores, fator de incremento de negócios para as empresas de São Leopoldo, principalmente na parte de infraestrutura, habitação, tecnologia, atendimento às plataformas marítimas de petróleo, entre outras áreas. Com essa visão, o embaixador visitou as empresas Higra, Construsinos, Lupatech e o Parque Tecnológico de São Leopoldo – Tecnosinos.
Para o prefeito Moacir da Silva, a visita do embaixador sinaliza uma importante oportunidade para as indústrias de São Leopoldo que poderão expandir e abrir novos mercados na Nigéria, um país em crescimento e tida como a maior economia da África Ocidental, com 170 milhões de habitantes. Okoedion também convidou o prefeito e empresários a participarem da missão comercial e empresarial, que será liderada pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do RS, Luiz Fernando Mainardi, de 26 a 31 de maio.
Fonte: Viva São Leo
Mais notícias sobre a São Leopoldo:
- São Leopoldo cria comitê para derrubar o mosquito da dengue
- Reunião prepara Campanha do Agasalho 2013 de São Leopoldo
- São Leopoldo sediará Campeonato Estadual de Bandas
- Cinco mil crianças de São Leopoldo atendidas na Educação Infantil
- São Leopoldo é convidada a participar do Festival da Gastronomia do Rio Grande do Sul