MusiCâmara apresenta o Quinteto Persch em São Leopoldo
segunda-feira, 15 de abril de 2013Em abril será a vez de São Leopoldo integrar a ampliação do Projeto MusiCâmara realizado pela PRESTO Produções e Promoções Artísticas e pelo Ministério da Cultura.
Um programa com obras de Vivaldi, Astor Piazzolla, Tom Jobim, dentre outros, será apresentado pelo Quinteto Persch, no próximo dia 18, quinta-feira, a partir das 19h30min, no Instituto Federal Sul-Riograndense – IFSUL (Avenida Copacabana, 100 – Bairro Piratini), em Sapucaia do Sul, e no dia 19, sexta-feira, no mesmo horário, o evento na cidade de São Leopoldo será na Igreja do Relógio (Rua Osvaldo Aranha, 450, Centro), em São Leopoldo.
O grupo
Criado em 1999, o Quinteto Persch trabalha exclusivamente com acordeons, e tem como propósito difundir e mostrar a versatilidade do instrumento através da música de câmara, oportunizando a exploração do acordeon com repertório erudito. É o único grupo no Brasil com essa formação instrumental e proposta artística.
Formado pelos músicos Adriano Persch, André Machado, Daniel Castilhos, Lucas Braz e Luciano Rhoden, o Quinteto Persch está há quase 14 anos em atividades ininterruptas. Muitas foram as participações em concertos e festivais em diversos locais, somando mais de 200apresentações ao longo dos anos.
Em 2009 e 2012, o grupo foi indicado ao “Prêmio Açorianos de Música”, promovido pela Prefeitura Municipal de guia Porto Alegre/RS, no gênero erudito. Entre os vários prêmios recebidos estão o de vencedor da categoria Instrumentista à indicação do Prêmio Açorianos de Música, em 2009 e Prêmio Circuito Funarte de Música Clássica 2010.
Em 2012 lançou o segundo CD, com músicas de Astor Piazzolla, Lèon Boëllmann, Antonio Vivaldi e Ivano Battiston. Em 2013, foi indicado ao “Prêmio Açorianos de Música” pela segunda vez, pelo CD Quinteto Persch – 10 anos, nas categorias “Intérprete Erudito” e “Disco Erudito”. Mais informações sobre o trabalho do Quinteto Persch podem ser conferidas no site quintetopersch.com.
Para o diretor geral do IFSUL de Sapucaia do Sul, Mack Léo Pedroso, há grandes expectativas para a realização do MusiCâmara no local. “Com a apresentação do MusiCâmara temos a expectativa de aproximar o Instituto da comunidade, até porque temos o curso técnico em eventos. E será ótimo relacionar a teoria com a prática. É muito bom poder mostrar que, além de máquinas e equipamentos, trabalhamos também com a questão cultural”, avalia.
Recentemente o IFSUL lançou o projeto Música no Campus, e conforme Pedroso, “houve uma grande contribuição por parte do MusiCâmara. A influência deste projeto foi muito importante”.
Segundo Pedroso, com a realização do MusiCâmara e do Música no Campus, há maior possibilidade de formar um público interessado em música erudita. “Toda a informação só vira conhecimento a partir do momento em que ela é utilizada. Com certeza a comunidade terá mais oportunidades de conhecer e apreciar a música erudita”, afirma.
Programa
ARAM KHATCHATURIAN (1903-1978)
Walzer – aus “Maskerade”
TOM JOBIM (1927-1994)
Meu amigo Radamés
RADAMÉS GNATTALI (1906-1988)
Suíte Retratos – Pixinguinha
ANTONIO VIVALDI (1678-1741)
Concerto Grosso Op. 3, Nr 8
1. Allegro
2. Larghetto e spiritoso
3. Allegro
CÉSAR GUERRA-PEIXE (1914-1993)
Mourão
ASTOR PIAZZOLLA (1921-1992)
Buenos Aires Hora Cero
La muerte de Angel
FERENC FARCAS (1905-2000)
Antigas danças húngaras
1. Entrada
2. Danças das lâminas
3. Ugrós (Saltarelo)
ANTONIO CARLOS GOMES (1836-1896)
O burrico de pau
Serviço
O quê: Projeto MusiCâmara, com o Quinteto Persch
Quando: 18 de abril, quinta-feira, às 19h30min.
Onde: Instituto Federal Sul-Riograndense – IFSUL (Avenida Copacabana, 100 – Bairro Piratini), em Sapucaia do Sul
Entrada franca
O quê: Projeto MusiCâmara, com o Quinteto Persch
Quando: 19 de abril, sexta-feira, às 19h30min.
Onde: Igreja do Relógio (Rua Osvaldo Aranha, 450), em São Leopoldo
Entrada franca
Saiba mais sobre o projeto MusiCâmara
Com o objetivo de ser um importante elemento na formação cultural da comunidade e contribuir na valorização da música erudita, o MusiCâmara teve início em 25 de abril de 2008. Desde então, já foram realizados 52 concertos.
Além de proporcionar cultura à comunidade, o projeto também atua com um diferencial didático junto aos alunos da rede municipal. A cada mês um músico vai até uma escola – indicada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) – com o propósito de explicar aos estudantes o que será apresentado no concerto, entre compositores, obras e instrumentos.
Em 2012 o MusiCâmara realizou dez concertos em São Leopoldo, sendo o último, o tradicional concerto de Natal, que contou com a presença de aproximadamente 450 pessoas. No decorrer do ano, um público de cerca de 2.200 pessoas prestigiou o trabalho dos músicos que se apresentaram no projeto.
Foram visitadas sete escolas municipais que, depois estiveram presentes aos concertos. Cerca de 230 alunos participaram, sendo que, o MusiCâmara recebeu ainda 90 estudantes de escolas de Sapucaia do Sul.
O MusiCâmara, que é aberto à comunidade em geral e estudantes, tem coordenação da cantora e professora de técnica vocal Lúcia Passos e produção cultural de Ailton Abreu.
Para mais informações, o contato pode ser feito com a PRESTO Produções e Promoções Artísticas, pelos telefones (51) 3037-7784 e 9278-5967, pelo e-mail presto.arte@gmail.com.br, pelo site prestosl.com.br ou no endereço Rua Lindolfo Collor, 263 – Centro – São Leopoldo/Estado RS.
Mais notícias sobre a São Leopoldo:
- Conheça os concertos de abertura do Projeto MusiCâmara 2013 em São Leopoldo
- Comissão vai organizar Semana do Idoso em São Leopoldo em setembro
- Música nos Bairros em duas edições nos dias 15 e 16 em São Leopoldo
- Projeto MusiCâmara ao som de Beatles em São Leopoldo
- Mães terão tarde de culinária alemã no dia 25 de maio em São Leopoldo