Hospital Centenário ganha Biblioteca Itinerante em São Leopoldo
terça-feira, 25 de junho de 2013Como costumavam dizer os antigos gregos, a palavra é um verdadeiro remédio – no século 1 d.C., o médico romano Soranus prescrevia poemas e peças teatrais para seus pacientes. A tese de que ler faz bem para a alma e para a saúde ganhou força nos últimos anos e é justamente esse efeito terapêutico que se quer provocar dentro do Hospital Centenário, em São Leopoldo.
A partir desta segunda-feira, 24, entrou em operação a Biblioteca Itinerante. Por meio da iniciativa inédita, cerca de 120 pacientes das clínicas Médicas e Cirúrgicas terão acesso a vários livros. O lançamento do projeto foi feito na sexta-feira, 21, pela primeira-dama de São Leopoldo, Tatiana Capovilla da Silva, no próprio hospital.
Há 28 anos atuando como enfermeira, Tatiana defende que a leitura é um exercício valioso para as pessoas que estão internadas, já que tiveram uma mudança de rotina. “O livro tem que fazer parte do processo terapêutico, na ajuda da cura”, disse ela. Nesta semana, foi realizado um projeto piloto, durante dois dias, e a adesão foi muito grande, inclusive, muitos pacientes pediram a Bíblia. Nesta fase inicial, a Biblioteca Itinerante está contando com 178 livros e revistas, a maioria doada pela Biblioteca Pública Municipal. “Eram exemplares duplos, conforme vamos recebendo mais obras, elas serão repassadas para o Hospital”, disse a diretora da Biblioteca, Sandra Rosane Vieira.
DOAÇÕES
Aliás, toda a comunidade poderá fazer doações. “Nossa ideia é sensibilizar a comunidade para que nos ajude a ampliar o número de livros disponíveis”, destacou Tatiana. As doações podem ser feitas diretamente ao Gabinete da primeira-dama, no 7º andar do Centro Administrativo Municipal, ou ainda na Portaria Eletiva do Hospital Centenário. Os exemplares ficarão armazenados no HC para os empréstimos diários: de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, uma estagiária de Letras percorrerá as clínicas de internação oferecendo a pacientes de todas as idades os mais variados títulos de livros e revistas.
O transporte dos exemplares será feito em dois carrinhos de supermercado, cedidos pela Companhia Zaffari — Bourbon São Leopoldo para o projeto. Os exemplares também poderão ser levados para casa para conclusão da leitura. “Queremos proporcionar bem-estar aos pacientes e o mesmo livro que os ajudou poderá ser lido por outras pessoas de sua família”, avisou a primeira-dama.
Para o presidente da Fundação Hospital Centenário, Carlos Germano Weinmann, “a iniciativa do gabinete da Primeira-dama se enquadra nos projetos desenvolvidos pela instituição de saúde, de humanização do atendimento e maior interação com os pacientes”. Também participaram do ato de lançamento, o vice-presidente Administrativo do HC, Júlio Galperim, a coordenadora de Enfermagem, Fernanda Estrela, e a secretária adjunta de Educação, Joana D´Arc.
Fonte: Viva São Leo