Projeto MusiCâmara apresenta Concerto Barroco em São Leopoldo
quinta-feira, 20 de junho de 2013As edições de junho do projeto MusiCâmara trazem como convidado o grupo Concerto Barroco, que apresentará obras de Johann Sebastian Bach e Georg Philipp Telemann.
Realizado pela Presto Produções e Promoções Artísticas e pelo Ministério da Cultura, o projeto ocorre em Novo Hamburgo pela primeira vez nesta quinta-feira, 20 de junho, às 19h30min, na Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Hamburgo Velho – IECLB (Rua Júlio Kunz, 65 – Bairro Hamburgo Velho), em Novo Hamburgo. O mesmo concerto será executado em São Leopoldo, no dia 21 de junho, sexta-feira, às 19h30min, na Igreja do Relógio (Rua Osvaldo Aranha, 450, Centro).
O Concerto Barroco, que existe há 13 anos, terá a participação dos músicos Cláudia Schreiner (traverso), Lucia Carpena (flauta doce), Carlos Sell (violino), Vinícius Nogueira (violino), Gabriela Vilanova (viola), Diego Schuck Biasibetti (violoncelo), Ana Paula Freire (contrabaixo) e Fernando Turconi Cordella (cravo).
Para Gerda Margarida Junge, membro e voluntária na organização e promoção de atividades musicais na Comunidade de Hamburgo Velho, será uma grande alegria receber o MusiCâmara. “Temos um espaço maravilhoso para concertos. A nossa Comunidade tem 180 anos de fundação em Hamburgo Velho. Estamos com um projeto de revitalização, inclusive cultural”, afirma.
Segundo ela, “criar o hábito do concerto ainda vai levar algum tempo para associar o templo à cultura, mas com certeza o projeto será bem recebido”.
Um pouco mais sobre o Concerto Barroco
A musicista Cláudia Schreiner conta que “o grupo surgiu da vontade de seus integrantes em tocar música barroca utilizando instrumentos de época e buscando inspiração e informações sobre a sua execução em fontes históricas”.
Para ela, as diversas atividades exercidas contribuíram de forma significativa para a realização do trabalho. “Encontros e parcerias em disciplinas no Instituto de Artes da UFRGS, em cursos e festivais de música antiga e nas orquestras do estado possibilitaram o reconhecimento de afinidades musicais e o desejo de fazer música juntos”, afirma.
O grupo tem por objetivo dedicar-se e desenvolver a interpretação da música antiga, especialmente a dos séculos XVII e XVIII. Os músicos estudam e praticam a música barroca, fazendo uso de cópias de instrumentos da época, além de pesquisas em fontes históricas sobre práticas interpretativas do período.
Segundo o grupo, “não se trata de uma tentativa de reconstituição do que se fazia no século XVIII, mas de uma tentativa de se aproximar e de compreender uma música cronologicamente distante”.
O Concerto Barroco se apresenta em diversas cidades do interior do estado. No entanto, não há uma formação específica e fixa, pois há variações em número e participantes de acordo com o repertório a ser executado.
Os integrantes do grupo estão em constante aprendizado, realizando e participando de encontros, cursos e masterclasses voltadas para a música antiga. São músicos experientes que atuam como solistas, cameristas e integrantes de orquestras do estado, como Ospa, Orquestra Sinfônica da UCS, Orquestra Filarmônica da PUC, Orquestra Unisinos e Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro.
Programa:
Johann Sebastian Bach (1685-1750)
Suíte orquestral n. 2 em si menor, BWV 1067
Ouverture
Rondeau
Sarabande
Bourée I – Bourée II
Polonaise
Menuet
Badinerie
Georg Philipp Telemann (1681-1767)
Concerto em mi menor, para flauta doce, traverso e cordas, TWV 52
Largo
Allegro
Largo
Presto
Serviço
O quê: Projeto MusiCâmara, com Concerto Barroco
Quando: 20 de junho, quinta-feira, às 19h30min.
Quando: Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Hamburgo Velho – IECLB (Rua Júlio Kunz, 65), em Novo Hamburgo
Entrada franca
O quê: Projeto MusiCâmara, com Concerto Barroco
Quando: 21 de junho, sexta-feira, às 19h30min.
Onde: Igreja do Relógio (Rua Osvaldo Aranha, 450), em São Leopoldo Entrada franca
Saiba mais sobre o projeto MusiCâmara
Com o objetivo de ser um importante elemento na formação cultural da comunidade e contribuir na valorização da música erudita, o MusiCâmara teve início em 25 de abril de 2008. Desde então, já foram realizados 56 concertos.
Além de proporcionar cultura à comunidade, o projeto também atua com um diferencial didático junto aos alunos da rede municipal. A cada mês um músico vai até uma escola – indicada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) – com o propósito de explicar aos estudantes o que será apresentado no concerto, entre compositores, obras e instrumentos.
O MusiCâmara, que é aberto à comunidade em geral e estudantes, tem coordenação da cantora e professora de técnica vocal Lúcia Passos e produção cultural de Ailton Abreu.
Para mais informações, o contato pode ser feito com a Presto Produções e Promoções Artísticas, pelos telefones (51) 3037-7784 e 9278-5967, pelo e-mail presto.arte@gmail.com.br, pelo site prestosl.com.br ou no endereço Rua Lindolfo Collor, 263 – Centro – São Leopoldo/RS.
Fonte: Viva São Leo
Mais notícias sobre a São Leopoldo:
- Mulheres atendidas pelos Cras participam da Feira do Dia das Mães em São Leopoldo
- Música nos Bairros em duas edições nos dias 15 e 16 em São Leopoldo
- Cãominhada ocorre no dia 15 de junho em São Leopoldo
- Inscrição de artistas leopoldenses para a São Leopoldo Fest
- Lançada a Feira do Peixe 2013 de São Leopoldo