Conheça os concertos de abertura do Projeto MusiCâmara 2013 em São Leopoldo
quarta-feira, 13 de março de 2013Após cinco anos de sucesso, o projeto MusiCâmara – realizado pela Presto Produções e Promoções Artísticas e pelo Ministério da Cultura – abre a sexta temporada com novidades.
Diferentemente das edições anteriores, em que os concertos eram realizados somente em São Leopoldo, a partir deste ano o MusiCâmara se estenderá para outras quatro cidades: guia Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul e Novo Hamburgo. O quarteto de violoncelos Quatricelli abrirá a temporada 2013 em Canoas, amanhã, 14 de março, a partir das 19h30, no Clube dos Empregados da Petrobras – CEPE (Av. Getúlio Vargas, 11001 – São José) e em São Leopoldo na sexta-feira, 15 de março, a partir das 19h30, na Igreja do Relógio (Rua Osvaldo Aranha, 450, Centro).
Bianca D’Avila do Prado, Carla Bohrz Pacheco, Milene Jorge Aliverti e Mônica Nascimento Lima formam o quarteto de violoncelos. O grupo foi criado em junho de 2012, a partir da necessidade das musicistas de se fazer música erudita de uma maneira mais fina e sensível, em um formato diferenciado.
Segundo o grupo, o Quatricelli não tem o propósito de representar o frágil, mas o delicado, buscando na música um sentido mais amplo e profundo. A primeira apresentação ocorreu no XIV Encontro de Violoncelos do Rio Grande do Sul, onde obtiveram aceitação imediata do público e reconhecimento pelo trabalho. Desde então, o grupo tem se apresentado por várias localidades no Estado do Rio Grande do Sul.
Pela primeira vez o quarteto participará do MusiCâmara. “É uma grande honra poder participar de um trabalho como este, afinal o Musicâmara é uma pérola e abrilhanta a região do Vale dos Sinos!”, afirma a violoncelista Mônica.
A escolha do Quatricelli para a abertura do MusiCâmara foi definida como uma forma de homenagear as mulheres no mês da mulher. “Além de prestarmos a homenagem, o grupo foi escolhido também por ter um programa bem diversificado, inclusive com música brasileira, com uma roupagem erudita”, relata a coordenadora do MusiCâmara, Lúcia Passos.
Entusiasmada com a nova temporada, Lúcia diz que as perspectivas são as melhores: “Temos a expectativa muito grande de formar público em outras cidades. E essa ampliação do projeto está sendo bem recebida nas comunidades em que estivemos. Esperamos que mais pessoas possam contribuir na difusão do MusiCâmara”.
Sobre as violoncelistas
Bianca D’Avila do Prado
Bacharel em Música pela Universidade Federal de Santa Maria em 2007, iniciou os estudos no Instituto de Educação de Ivoti no ano de 2000. Atuou como violoncelista da Orquestra Sinfônica de Santa Maria de 2003 a 2007, sendo chefe de naipe desde o ano de 2005. Foi professora de violoncelo e música de câmara do Laboratório de Desenvolvimento Vocal e Instrumental da UFSM, do Instituto de Educação de Ivoti e do projeto de Música do Centro Sesi de Arte e Cultura. Atualmente é professora da Escola de Música na cidade de São Leopoldo Tio Zequinha e violoncelista da Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro, além de realizar participações como convidada em diversas orquestras e grupos de câmara no estado.
Carla Bohrz Pacheco
Iniciou os estudos no violoncelo em Novo Hamburgo, com as professoras Mônia Köthe e Marta Bencke. Posteriormente estudou no antigo projeto Sinos Acorda da Unisinos com o professor Alexandre Diel. Em 2003 ingressou no curso de música da Universidade do Rio Grande do Sul. Em 2005 concluiu o curso de bacharelado em violoncelo em Santa Maria. Participou de masterclasses com vários professores como Maria Alice Brandão (BR), Robert Jesselson (EUA) e Anatoli Krastev (Bulgária). Entre 2005 e 2008 integrou a Orquestra Sinfônica de Santa Maria. Também fez parte da Orquestra da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 2009. Tem atuado em concertos com a Orquestra de Câmara do Theatro São Pedro desde julho de 2009. É integrante da orquestra da Ulbra desde setembro de 2009.
Milene Jorge Aliverti
Formada pela Universidade Estadual Paulista, com aperfeiçoamento na Bulgária, Milene é violoncelista, professora do departamento de música da UFRGS, principal violoncelo da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, além de coordenadora dos Encontros de Violoncelo do Rio Grande do Sul. Também atua como solista e camerista em diversas formações, apresentando-se por todo o Brasil e exterior. Recebeu o título de mestre em violoncelo pela Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos. Juntamente com a pianista Lúcia Cervini é ganhadora de diversos prêmios e com ela gravou seu primeiro CD com o apoio da FAPESP.
Mônica Nascimento Lima
Iniciou os estudos de música aos nove, em Porto Alegre. Em 2005, obteve o Título Profissional de Violoncelo pelo Conservatório de Música de Irún, na Espanha. Em Londres especializou-se no Método Suzuki pelo British Suzuki Institute. Também é educadora licenciada Kindermusik desde 2008, método americano de educação musical para crianças. Mônica sempre esteve envolvida em orquestras, música de câmara e todo tipo de grupos musicais, e tem tocado e gravado para diferentes grupos no Brasil e exterior, como a Orquestra de Mantra Rudráksha (Brasil), Felipe Azevedo (Brasil), Grupo Poesia y Flamenco (Espanha), Damien Katkhuda (Inglaterra), entre outros.Também atua como professora de violoncelo e musicalização na Escola de Música Tio Zequinha, além de violoncelista do grupo de teatro infantil Cuidado que Mancha.
Mais informações sobre o trabalho do Quatricelli pode ser conferido no site quatricelli.com ou pelo canal no YouTube youtube.com/quatricelli.
Programa
1. Quartett op. 6, Josef Werner
Andante Serioso
Scherzo – Allegro Molto Vivace
Introduzione – Allegro Molto – Moderato
2. Romantische Stücke, Edvard Grieg
Im Balladenton Opus 65 Nr. 5
Matrosenlied Opus 68 Nr. 1
Ases Tod Opus 46 Nr. 2
Solvejgs Lied Opus 55 Nr. 4
Kobold Opus 71 Nr. 3
Einsamer Wanderer Opus 43 Nr. 2
3. Cortége, Theodore Holland
4. Chacona, Samuel Maynez
5. Carinhoso, Pixinguinha
6. Gente Humilde, Garoto/Chico Buarque de Holanda/Vinícius de Moraes
7. Odeon, Ernesto Nazareth
8. Oblivion, Astor Piazzolla
9. Cello Orquesta, Samuel Maynez
Serviço
O quê: Projeto MusiCâmara, com o grupo Quatricelli
Quando: 14 de março, quinta-feira, às 19h30min.
Onde: Clube dos Empregados da Petrobras (CEPE) – Avenida Presidente Getúlio Vargas, 11001, em Canoas
Entrada franca
O quê: Projeto MusiCâmara, com o grupo Quatricelli
Quando: 15 de março, sexta-feira, às 19h30min.
Onde: Igreja do Relógio – Rua Osvaldo Aranha, 450 – em São Leopoldo
Entrada franca
Saiba mais sobre o projeto MusiCâmara
Com o objetivo de ser um importante elemento na formação cultural da comunidade e contribuir na valorização da música erudita, o MusiCâmara teve início em 25 de abril de 2008. Desde então, já foram realizados 50 concertos.
Além de proporcionar cultura à comunidade, o projeto também atua com um diferencial didático junto aos alunos da rede municipal. A cada mês um músico vai até uma escola – indicada pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) – com o propósito de explicar aos estudantes o que será apresentado no concerto, entre compositores, obras e instrumentos.
Em 2012 o MusiCâmara realizou dez concertos em São Leopoldo, sendo o último, o tradicional concerto de Natal, que contou com a presença de aproximadamente 450 pessoas. No decorrer do ano, um público de cerca de 2.200 pessoas prestigiou o trabalho dos músicos que se apresentaram no projeto.
Foram visitadas sete escolas municipais que, depois estiveram presentes aos concertos. Cerca de 230 alunos participaram, sendo que, o MusiCâmara recebeu ainda 90 estudantes de escolas de Sapucaia do Sul.
O MusiCâmara, que é aberto à comunidade em geral e estudantes, tem coordenação da cantora e professora de técnica vocal Lúcia Passos e produção cultural de Ailton Abreu.
Para mais informações, o contato pode ser feito com a Presto Produções e Promoções Artísticas, pelos telefones (51) 3037-7784 e 9278-5967, pelo e-mail presto.arte@gmail.com.br, pelo site www.prestosl.com.br ou no endereço Rua Lindolfo Collor, 263 – Centro – São
Fonte: Viva São Leo